Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Atas de Saúde Ambiental - ASA (ISSN 2357-7614)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os manuscritos podem ser enviados na forma de artigo completo, comunicação, nota técnica e artigo de revisão (verificar condições para submeter artigo de revisão nas diretrizes gerais de redação);

O artigo submetido à ASA será avaliado primordialmente quanto a seu mérito científico;

Pesquisa envolvendo seres humanos e animais obrigatoriamente devem apresentar parecer de aprovação de um Comitê de Ética e da Comissão de Ética no uso de Animais, respectivamente, já na submissão;

O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;

O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;

O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial;

O Editor pode ou não aceitar um artigo após o mesmo ter sido avaliado pelo sistema duplo-cego (Double Blind Review);

O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação.

Serão aceitos artigos submetidos em português, inglês ou espanhol. Artigos em inglês deverão apresentar um resumo em português e, os artigos em português e espanhol, um resumo em inglês (abstract). O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções;

O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final e à revisão ortográfica e gramatical;

No sistema OJS, adotado pela ASA, o autor(es) terá a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais;

O Sistema OJS anota a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que o autor(es) pode acompanhar o status de seu artigo, automaticamente pelo sistema;

O Editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, idéias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);

As avaliações são feitas em formulários de avaliação padronizado, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao(s) autor(es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa;

O artigo deve ser submetido somente online pelo site. http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/remades/index

 

Diretrizes gerais de redação

Artigo completo: relato completo de um trabalho experimental original de até 20 páginas. Deve conter: Título (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo (Português ou Espanhol); Palavras-chave; Abstract; Key-words; Introdução com Revisão de Literatura; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão; Referências e Agradecimentos (se for o caso).

Comunicação: relato dos resultados finais de um trabalho experimental cujo volume de resultados não é suficiente para constituir artigo completo. Segue as mesmas diretrizes de artigos completos, limitando-se, contudo, à até 14 páginas.

Nota técnica: relato de avaliação ou proposição e método, procedimento ou técnica que apresenta associação com as áreas da revista, de até 20 páginas.  Deve conter:Título (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo (Português ou Espanhol); Palavras-chave; Abstract; Key-words; Texto (sem subdivisão, porém com introdução; metodologia; resultados e discussão e conclusão; referências; agradecimentos (se for o caso)).

Revisão: constitui abordagem do estado da arte ou visão crítica de assuntos de interesse e relevância para a comunidade científica, de até 20 páginas. Deve envolver temas relevantes dentro do escopo da revista. O número de artigos de revisão por fascículo é limitado e os colaboradores poderão ser convidados a apresentar artigos de interesse da revista. No caso de envio espontâneo do(s) autor (es), é necessária a inclusão de resultados relevantes próprios ou do grupo envolvido no artigo, com referências, demonstrando experiência e conhecimento sobre o tema. Excessão poderá ocorrer para artigos de Direito Ambiental, que em função da peculiariedade da área, fundamentam suas conclusões em legislações e levantamentos, mas não em estudos experimentais.   Deve conter: Título (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key-words; Desenvolvimento do tema proposto (com subdivisões em tópicos ou não); Conclusões ou Considerações Finais;  Referências; Agradecimentos (se for o caso).

 

Formatação do texto

O texto deve ser digitado em folha branca, fonte Arial tamanho 11, espaço 1,5 (exceto Abstract/Resumo, Figuras e Tabelas), paginação contínua, em algarismos arábicos, centralizada no rodapé, e linhas numeradas em ordem crescente (numeração contínua).O layout da página deve ser papel A4 (29,7 x 21 cm) com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm). Textos em inglês e espanhol deverão conter  resumo  em português. Notas técnicas, comunicação e artigos de revisão devem apresentar antes do título a indicação de sua  natureza centralizada e em negrito. O arquivo deverá ser enviado utilizando a extensão.doc. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre “aspas”.

Título: Deve ser preciso, sucinto e informativo, com 20 palavras no máximo. Digitá-lo em negrito, fonte Arial tamanho 14 e centralizado.

Resumo/Abstract: Deve esclarecer de forma breve os objetivos da pesquisa, métodos e principais resultados e conclusões. Um resumo é frequentemente apresentado separadamente do artigo completo, devendo conter informações suficientes para isso.  O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único, fonte Arial 11, e espaço simples, começando por RESUMO ou ABSTRACT (negrito), iniciado a 1,0 cm da margem esquerda e conter um máximo 1500 caracteres com espaços. Deve ser evitada a inclusão de referências bibliográficas, porém quando necessário, citar autor(es) e ano. Abreviações não usuais devem ser evitadas, mas quando usadas, devem ser definidas em sua primeira menção no texto do resumo.

Palavras-chave/ keywords:  Apresentar até seis (6) palavras-chave/ key-words imediatamente após o resumo e o abstract, em ordem alfabética,fonte Arial 11,  letras minúsculas, com alinhamento justificado e separadas por vírgulas. Não devem conter ponto-final. Evitar palavras que já estejam no título.

Introdução: Deve resumir e contextualizar de forma breve o assunto, as justificativas para a realização da pesquisa e os objetivos do trabalho, embasando-se em literatura recente.

Materiais e métodos: Descrição clara e com referência específica dos procedimentos biológicos, analíticos e estatísticos usados no estudo. Quando pertinente, descrever no início da seção que o trabalho foi conduzido de acordo com as normas éticas e aprovado pela Comissão de Ética e Biossegurança da instituição.

Resultados e Discussão: É facultada a apresentação de resultados e discussão em conjunto ou em separado, redigindo duas seções, com separação de resultados e discussão.

Conclusão: Deve ser redigida em parágrafo único no presente do indicativo. Resuma claramente, sem abreviações ou citações, as inferências feitas com base nos resultados obtidos pela pesquisa. Não deve ser repetição dos resultados e deve responder aos objetivos expressos no artigo.

Agradecimentos: Quando pertinente deve iniciar logo após as Conclusões.

Abreviaturas, símbolos, siglas e unidades

As siglas e abreviaturas, quando utilizadas pela primeira vez, deverão ser precedidas do seu significado por extenso. Deve-se evitar o uso de abreviações não-consagradas.

As  unidades de medida devem seguir os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org];

Para unidades compostas, usar o símbolo de cada unidade individualmente, separado por um espaço apenas.

Escrever por extenso os números de zero a nove (não os maiores), a menos que sejam acompanhados de unidade de medida.

Tabelas e Figuras

Devem ser mencionadas no texto como Tabela ou Figura (por extenso) e numeradas em ordem crescente. Tanto as tabelas quanto as figuras devem vir o mais próximo possível, após sua chamada no texto. Os títulos das figuras e tabelas devem ser curtos, informativos e auto-explicativos, devendo ser evitado o uso de abreviações não consagradas. Deve ser formatado de maneira que, a partir da segunda linha, o texto se inicie abaixo da primeira letra do título e não da palavra Tabela/Figura. Não deve haver ao final do título ponto final. As unidades, a fonte (Arial) e o corpo das letras devem ser padronizados e uniformes.

Tabelas: Devem ser digitadas segundo menu do Microsoft® Word “Inserir Tabela”, em células distintas (não serão aceitas tabelas com valores separados pelo recurso ENTER ou coladas como figura). São construídas apenas com linhas horizontais de separação no cabeçalho e ao final da tabela. A legenda recebe inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto.

Figuras: Refere-se a qualquer ilustração constituída ou que apresente linhas e pontos: desenho, fotografia, gráfico, fluxograma, esquema etc. Os desenhos, gráficos e similares devem ser feitos com tinta preta, com alta nitidez. As fotografias, no tamanho de 10 × 15 cm, devem ser nítidas e de alto contraste. As legendas recebem inicialmente a palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e ponto. Recomenda-se atenção para as proporções entre letras, números e dimensões totais da figura, pois caso haja necessidade de redução, esses elementos também serão reduzidos e correm o risco de ficar ilegíveis. Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas e unidades entre parênteses. Figuras não-originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas, que deve ser referenciada.

 

ORIENTAÇÃO E EXEMPLO PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS:

Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE) disponível para acesso no endereço eletrônico:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

Patrias K. Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers [Internet]. 2nd ed. Wendling DL, technical editor. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007 [updated 2011 Sep 15; cited Year Month Day]. Available from:

http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine)

Citações

Utiliza-se a citação “Autor-ano” descrito nas normas do ICMJE. A citação varia conforme o número de autores:

Para dois autores o sobrenome de ambos é citado, separado por “e” e o ano, quando no início da citação e os sobrenomes separados por ponto e vírgula quando entre parênteses, no final da citação, seguidos do ano.

Ex: Segundo Ribeiro e Aguiar (2000) ou  (Ribeiro; Aguiar 2000)

Para mais de dois autores, deve ser citado o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al. e o ano.

Ex: Bruyne et al. (1991) ou  (Bruyne et al. 1991)

Quando se tratar de vários trabalhos do mesmo autor, com a mesma data, usam-se, na citação, letras minúsculas, em ordem alfabética, acompanhando a data, para diferenciar as diversas publicações na lista bibliográfica.

Ex: Desta forma Azevedo (1952a)... já Azevedo (1952b)

Referências

As referências são alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar o documento, em espaço simples e separado entre si por espaço duplo.

As referências devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor e contemplar todas aquelas citadas no texto.

Quando se tratar de até seis autores, referenciam-se os autores, separados por vírgula.

Quando se tratar de mais de seis autores, referenciam-se até os seis primeiros autores seguidos po vírgula e pela expressão latina et al.

De forma geral, para autoria referenciar o sobrenome do(s) autor(es) por extenso com a primeira letra em caixa alta e iniciais dos prenomes (excessão para nomes de origem espanhola, em que entram os dois últimos sobrenomes), sem vírgula entre sobrenome e iniciais do nome e sem ponto entre as iniciais do nome. As iniciais dos autores não podem conter espaços. O termo et al. não deve ser  italizado nem precedido de vírgula.

No mínimo 70% das referências devem ser de artigos publicados nos últimos dez anos, procurando sempre referenciar os artigos publicados na íntegra em periódicos indexados. Referências de livros, anais, internet, teses, dissertações, monografias não devem exceder 30% do total.

Os nomes das revistas devem ser abreviados de acordo com a própria

revista, no endereço: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html ou no site: http://portal.revistas.bvs.br para revistas latino-americanas.

Livros:

Livro no todo:

Autor(es) do livro. Título. Edição (a partir da 2a). Local de publicação:Editora; Ano de publicação. Paginação da parte referênciada (quando couber).

Quando editor e local não puderem ser indicados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas, e entre colchetes.[S.I.: s.n.]

Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. 345-347p.

Livro no todo em formato eletrônico:

Autor(es). Título [suporte]. Edição. Local de publicação:Editora; Data de publicação [data de acesso com a expressão “acesso em” ano mês dia]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”

Pompéia R. O Ateneu [internet]. 16. ed. São Paulo:Ática; 1996 [acesso em 2001 jun 27]. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.html

Parte do livro:

Autor(es) da parte da referência. Título da parte da referência. In: Autor (es) do livro. Título do livro. Edição (a partir da 2a). Local de publicação:Casa publicadora; Ano de publicação. Paginação da parte referênciada.

Finegold SM. Anaerobic bacteria:general concept. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R. Principles and practice of infectious disease. 4th ed. New York: Churchill Livingstone Inc.; 1995. p.2156-73.

Teses e Dissertações

Autor. Título do trabalo: subtítulo (se houver) [monografia, dissertação ou tese]. Cidade de apresentação: Instituição; ano de defesa.

Bastos PAS. Constituição físico-química, celular e microbiológica do leite de búfalas (Bubalus bubalis) criadas no Estado de São Paulo [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2004.

 

Artigos

De periódicos

Autor(es). Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número):páginas inicial-final do artigo.

Andrade MB, Cole EF, Evêncio Neto J, Silva ACJ, Aleixo GAS, Cunha ALT. Escala de coma de Glasgow pediátrica modificada para cães. Arq Bras Med Vet Zootc. 2010;62(1):47-53.

De periódicos em formato eletrônico

Autor(es). Título do artigo. Título do periódico abreviado [suporte]. Data de publicação [data de acesso com a expressão “acesso em” ano mês dia]; volume(número):páginas inicial-final ou [número de páginas aproximaado]. Endereço eletrônico com a expressão “Disponível em: ”

Pavezi N, Flores D, Perez CB. Proposição de um conjunto de metadados para descrição de arquivos fotográficos considerando a Nobrade e a Sepiades. Transinf [Internet]. 2009 [acesso em 2010 nov 8]; 21(3):197-205. Diponível em: http://revistas.puccampinas.edu.br/transinfo/search.php?op=searchquery=metadadoslimit=all

Congressos e reuniões

Autor(es). Título do trabalho. In: Tipo de publicação e título do evento; ano mês dia do evento ; cidade, país de realização do evento. Cidade da publicação: editora ou instituição responsável pela publicação; ano de publicação.

Alencar  MM, Cruz GM, Tullio RR, Corrêa LA, Sampaio AAM, Barbosa PF.Peso vivo, idade de abate, duração do confinamento e características de carcaça de bovinos jovens provenientes de cruzamentos de raças adaptadas e não-adaptadas. In: Anais da 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007 jul 24-27; Jaboticabal, BR. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia; 2007.

Documento Jurídico

Local (País, Estado ou Cidade). Título (especificação de legislação, no, data).Ementa. Indicação da publicação oficial. Data de publicação (ano  mês dia); Seção. Páginas inicial-final.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 1.884, de 11 de novembro de 1994. Elaboração de projetos físicos [para estabelecimentos assistenciais de saúde], Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 1994 dez 15; Seção 1. p.19523-49.

Brasil. Constituição, 1988. Constituição Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1998.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

• Todo artigo submetido à ASA será lido por pelo menos dois pareceristas (Double blind review), garantindo sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas.

 

EDITORA

Faculdades Metropolitanas Unidas

Sobre este sistema de publicação

BOAS PRÁTICAS DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

PDF do texto da ANPAD sobre boas práticas e do “Código de Boas Práticas Científicas” (FAPESP,2012).

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (não ultrapassar 2MB);
  2. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word;
  3. O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
  4. O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista.
  5. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
  6. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
  7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos para publicação irão receber a documentação pertinente relativa aos direitos autorais para publicação na ASA.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.