CONTROLE DO BIOFILME EM RESERVATÓRIOS E TUBULAÇÕES DE ÁGUA POTÁVEL

Cristiane de Jesus Almeida, Ulysses Alexandre Romano, Fernando Augusto Damião, Kelly Cristina de Melo

Resumo


O biofilme tem grande importância em inúmeras atividades humanas, bem como possui impacto negativo em várias delas. Ele se forma em todo lugar onde há contato da água com superfícies, com destaque para grandes tubulações e reservatórios de água potável. Sua estrutura polimérica extracelular impõe maior proteção às bactérias incorporadas ao filme. Esta pesquisa tem base teórica e experimental, objetivando avaliar novos métodos para a gestão da formação, controle e remoção do biofilme, bem como métodos de validação de superfícies dos reservatórios e tubulação de distribuição utilizados para o experimento. A ideia principal é identificar meios para aniquilar essa proteção (barreira), bem como meios que promovam a desinfecção dos microrganismos existentes no interior dos biofilmes. Tal ação torna-se imperativa para manutenção e controle da qualidade da água, a fim de garantir a potabilidade evitando problemas de saúde pública.


Palavras-chave


Biofilme; Tubulações; Reservatórios de Água Potável; Desinfecção; Validação de Superfície.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


AZEVEDO, Nuno et al. Biofilmes: Na Saúde, no Ambiente, na Industria. 1 ed. Porto: Publindústria, Edições Técnicas, 2012.

CARRERA, S. C. Validação do Processo CIP como ferramenta para melhorar a qualidade e a produtividade : Estudo de Caso em Microcervejaria. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) Universidade Federal de Santa Catariana, 2015.

CHAVES, D. C. da L. Estudo da cinética de formação de biofilmes em superfícies em contato com água potável. 2004. 186 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia do Ambiente) Universidade do Minho. Portugal – PT – Braga, 2004.

DREESZEN , P. H. Biofilme: A chave para compreender e controlar o crescimento bacterinol em sistemas de água potável automatizados. 2003. 32 f. 2º edição.

HIGIENA. A Guide to ATP Hygiene Monitoring. 31 p.

REVISTA CIENTIFICA ELETRONICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. Garça: Ed. FAEF, n. 15, jul. 2010, ISSN 1679-7353.

UFRGS. Manual de Hienização na Industria Alimentar. Porto Alegre- RS. 40 p.

YANO, D.M.E. Estudos de formação e remoção de subprodutos de Desinfecção (SPDS) em águas contendo ácidos húmicos quando submetidas a dióxido de cloro. 2007.135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Estadual de Campinas, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________