Coaching na educação: uma metodologia de alta performance

Ivelise Fonseca de Matteu, Douglas de Matteu

Resumo


Este artigo traz como problemática a investigação de como o processo de Coaching pode contribuir para o alcance de resultados em nível pessoal e profissional na área educacional com foco no ensino Superior. O principal objetivo é apresentar como o Coaching pode ser aplicado na Educação destacando a postura do professor-coach. A metodologia utilizada constitui-se, como exploratória e teórica, a partir da descrição dos cenários e das variáveis, ao relacionar referenciais e práticas de mercado, de modo interdisciplinar. Tem-se como ponto de partida a bibliografia existente sobre o tema, correlacionando com as histórias de vidas dos autores, que vivenciaram o processo, atuam como formadores de coaches e aplicam no contexto educacional como professores universitários em instituições de ordem privada e pública e suas experiências na docência nos EUA e Japão. O resultado da pesquisa aponta ser possível introduzir os referencias do Coaching ao evidenciar a postura do professor-coach no processo de ensino-aprendizado.


Palavras-chave


Coaching; Educação; Professor; Coach; Coaching Educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


DINSMORE, Paul Campbell. Coaching prático: o caminho para o sucesso: modelo pragmático e holístico usando o método Project-based coaching. 2 Ed. Rio de Janeiro: Qualimark, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 10° ed. Campinas: Papirus, 2002.

GALLWEY, W, Timothy. O jogo interior de tênis. São Paulo: Textonovo, 1996.

GARCIA, Wilton. (Org). Corpo & espaço – estudos e contemporâneos. São Paulo: Factash, 2009.

GOLEMAN, Daniel. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

ISRAEL, Richard; HORTH. Vanda. Chi Mental: reprograme seu cerebro diariamente em apenas 8 minutos: estratégias de sucesso para sua vida pessoal e profissional, São Paulo: DVS Editora, 2012.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MACHADO, Luiz. O Segredo da Inteligência, Rio de Janeiro:Cidade do cerebro, 1992.

MATTEU, Douglas. Desenvolva as Competências do líder Coach com a Roda da Liderança Coaching in: SITA, M; PERCIA, A. Manual completo de Coaching. São Paulo: Ser Mais, 2011a.

MATTEU, Douglas. Gestão Estratégica de Pessoas com Coaching: A arte de alcançar resultados in: SITA, M; LANNES, A. Ser + em Gestão de Pessoas. São Paulo: Ser Mais, 2011b.

MATTEU, Douglas. O processo de coaching: A possibilidade de revolucionar a sua vida e a gestão de pessoas in: MOTT, M; SILVA, L,R. Gestão de pessoas: Elementos, ferramentas e procedimentos, 2012.

MATTEU, Douglas. Transformando vidas através do Coaching Evolutivo. In PERCIA, A; MATTEU, D; MARQUES, J. R; SITA, M. Master Coaches. São Paulo: Ser Mais, 2012.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2°ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8°ed. São Paulo: Cortez, 2000.

O`CONNOR, Joseph; LAGES, Andrea. O que é Coaching. São Paulo: All Print, 2010.

O’CONNOR, Joseph. Manual de programação neurolinguística: PNL: um guia prático para alcançar os resultados que você quer. Tradução de Carlos Henrique Trieschmann. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

PERCIA, Andre. Coaching, missão e superação. São Paulo:Ser Mais, 2012.

ROBBINS, Anthony. Desperte o seu gigante interior. 22 ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Indexadores: Sumários.org | Diadorim