Dimensões de imagem de loja que explicam a avaliação e a satisfação dos consumidores: um estudo empírico em uma rede de varejo de cosméticos do interior paulista

Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro, Gabrilea Selan Brito, Bárbara de Andrade Colucci, Edgard Monforte Merlo

Resumo


Considerado uma das maiores e mais diversas indústrias do mundo, o varejo vive uma revolução que está transformando o modo simples de negociar, em uma forma automatizada e sofisticada de gestão, nas áreas de logística, controle de estoque e procedimentos operacionais. Neste cenário, a imagem de loja constitui importante ferramenta de marketing que possibilita identificar os atributos com maior influência na satisfação dos consumidores. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi identificar as dimensões de imagem de loja explicam a percepção e a avaliação dos consumidores. Para tanto, num primeiro momento realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto para identificar as dimensões contempladas no instrumento de pesquisa. Posteriormente foi realizada uma pesquisa empírica, por meio de uma abordagem descritiva dos dados, os quais foram obtidos a partir de 302 questionários válidos. A população-alvo foi definida como sendo os clientes de uma rede de cosméticos. No processo de análise foi aplicado o coeficiente Alpha de Cronbach e a técnica multivariada de análise fatorial exploratória para purificação dos dados, aplicando-se em seguida, a correlação de Pearson para testar as hipóteses de pesquisa. Os resultados obtidos deixam evidências de que há uma associação positiva e significativa entre dimensões analisadas. 


Palavras-chave


Imagem de loja; Varejo; Cosméticos.

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Revista Metropolitana de Sustentabilidade - ISSN  2318-3233


 

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