Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade

Silvano França, Silvia Regina Guberovic, Fernando de Almeida Santos, Alessandro Marco Rosini

Resumo


O estudo se propôs a analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das quatro instituições de ensino superior que compõe o setor de Educação da BM&FBOVESPA pertencentes ao Novo Mercado nos anos de 2013 e 2014 verificando a relação desses resultados com as praticas dos princípios básicos da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O setor de Educação foi escolhido, por passar por processo de grandes transformações e investimentos nos últimos anos. O objetivo do estudo foi analisar as proporções e variações da riqueza gerada pelas instituições de ensino e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para sua geração: pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental cujos dados foram colhidos de fontes primárias, suportadas por pesquisa bibliográfica. O site da BMF&BOVESPA foi utilizado como fonte secundária para obtenção dos dados da DVA, notas explicativas e relatórios da administração. Foi realizado estudo comparativo geral das contas por instituição de ensino e análise de cada grupo de contas. Os dados apresentados evidenciaram as variações positivas na distribuição da DVA no período. A DVA é considerada um indicador de riqueza para evidenciar o quanto as instituições retornam à sociedade.


Palavras-chave


Sustentabilidade; Demonstração do Valor Adicionado; Instituições de Ensino; Contabilidade; Recursos Humanos; Prestação de contas.

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Revista Metropolitana de Sustentabilidade - ISSN  2318-3233


 

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