Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education

Dumara Coutinho Tokunaga Sameshima

Resumo


Num mundo em constante e acelerado processo de renovação e de mudanças as estruturas e funções da educação superior se deparam com uma série de desafios provocados pelo impacto da microinformática, pela revolução da comunicação sobre a configuração dos diferentes setores produtivos, sobre a desestruturação do mercado de trabalho. A Educação Superior ao longo de sua história tem passado por profundas transformações principalmente em função da globalização, com mudança de paradigmas econômico-sociais e com o desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido o referido artigo tem o objetivo de realizar um estudo acerca dos efeitos das mudanças na concepção do ensino superior e o papel da pesquisa e investigação cientifica nesse contexto.


Palavras-chave


Avaliação institucional; Educação Superior; Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


Afonso, A. (2003). Globalização e Políticas de Avaliação Educacional. Anais do Congresso Internacional sobre Avaliação Institucional, Curitiba, PR, Brasil,p. 26-28.

Cappelletti, I. F. (Org.).(2002). Avaliação de Políticas e Práticas Educacionais. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola.

Esteban, M. T. (Org.). (2003). Escola, Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez.

Hadji, C. (2001). Avaliação Desmistificada (Ramos, P. C. Trad.). Porto Alegre: Artmed.

Machado, N. J. (1993). Avaliação Educacional:das técnicas aos valores (Coleção Docuemnto). São Paulo: USP.

Ristoff. D. (1995). Avaliação Institucional: pensando princípios. In: sobrinho, j. d., & Balzan, N. (Orgs.). Avaliação Institucional: teoria e experiência. São Paulo: Cortez.

Saul, A. M. (1995). Avaliação Emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez.

Sobrinho, J. D. (2003). Avaliação Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior.São Paulo, Cortez.

Sguissardi, V.(1997). Para avaliar Propostas de Avaliação do Ensino Superior. In:Sguissardi(Org.) Avaliação Universitária em Questão: reformas do Estado e da educação superior(Coleção Educação Contemporânea). Campinas: Autores Associados,p. 62.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Metropolitana de Sustentabilidade - ISSN  2318-3233


 

 Impact Factor 1,362 - year 2015

  

 Quality Factor 2,000 - year 2015