Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet

Valéria da Veiga Dias, Uiara Gonçalves de Menezes, Gabriela Allegretti, Dércio Bernardes de Souza

Resumo


Crenças estáveis afetam a necessidade de autoexpressão na internet? Quando essas crenças estão associadas a escolhas diferenciadas de consumo, como a preferência por alimentos orgânicos, existe relação com a “expressão de self”? O presente estudo se destinou a analisar se crenças estáveis como os valores pessoais se relacionam com a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e com a motivação para a expressão do self na internet. Para tanto realizou-se uma survey online com 155 respondentes. Os valores pessoais foram mensurados com a escala Portrait Values Questionary - PVQ (21 itens) de Schwartz, a motivação para autoexpressão foi mensurada com a Consumption-focused self expression word of mouth (CSWOM), e a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos utilizou a escala de Hoppe. Dois pressupostos de pesquisa foram criados para guiar o estudo: quanto mais valores associados à Autopromoção maior a motivação para realizar boca a boca na internet e menor atitude positiva para alimentos orgânicos; e quanto mais valores associados à Autotranscendência e Abertura à mudança, mais positiva atitude relacionada ao consumo de alimentos orgânicos. Os resultados encontrados indicam que existe relação entre valores e atitudes para consumo de alimentos orgânicos (ACO), bem como para motivação para expressão do self na internet; não foi encontrada correlação entre CSWOM e ACO; há forte correlação entre valores de Conservadorismo e motivação para exposição do self; e existe relação entre ACO e o grupo de valores de Autotranscendência. Outros achados foram destacados no decorrer do artigo.

 

Palavras-chave: Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self.

Palavras-chave


Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self.

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Revista Metropolitana de Sustentabilidade - ISSN  2318-3233


 

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