Percepção e relevância da certificação fair trade para empresas brasileiras
Fernando Basso, Guilherme Bergmann Borges Vieira, Fernanda Lazzari, Roberto Birch Gonçalves
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar a percepção dos gestores de empresas brasileiras a respeito do movimento fair trade. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores de empresas que possuem um dos selos vinculados ao movimento. Os resultados mostram que o selo é eficaz em sua proposta filosófica, pois garante melhores condições de trabalho e de bem-estar social aos trabalhadores. Ademais, as empresas que possuem o selo parecem aumentar as vendas a nichos de mercado compostos por pessoas preocupadas com as condições dos trabalhadores no processo de produção. Todavia, em termos gerais, o selo fair trade parece não trazer um atrativo comercial significativo sob o ponto de vista das empresas.
Palavras-chave
Fair Trade; Mercado global; Empresas brasileiras.
Apontamentos
Revista Metropolitana de Sustentabilidade - ISSN 2318-3233
|  | Impact Factor 1,362 - year 2015 |
| | Quality Factor 2,000 - year 2015 |